Histórico

HISTÓRICO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA MATER SALVATORIS




    No dia 11 de novembro de 1936, saíram as pioneiras Irmãs do Divino Salvador, da Alemanha, da cidade de Hamburgo, partindo no navio “Monte Pascoal” para fundarem colégios dessa Congregação no Brasil
    Chegaram ao Porto de Santos no dia 15 de dezembro de 1936 e, no dia 17 de dezembro do mesmo ano, chegaram em Porto União - SC.
    Em Janeiro de 1938 vieram três irmãs para Ro Bonito, hoje Tangará, para iniciarem sua missão evangelista e educadora.Eram elas: Irmã Renata Hevold, Irmã Rudolfa Boch e Irmã Felipa Stieber. Um pouco mais tarde chegou a Irmã Colonata Hachemann. Elas vieram iniciar a segunda fundação das Irmãs Salvatorianas no Brasil e tinham em mente dedicar-se à educação escolar, isto é, ao ensino primário.
Inicialmente as Irmãs fixaram residência na Casa Canônica, conseguindo também duas salas vagas para criar um jardim de infância, ministrar as aulas de trabalhos manuais, pintura e música. Tudo particular.
    Os alunos, em sua maioria, eram de origem alemã, pois as irmãs falavam muito mal o português. Nesta época, mesmo não tendo local ou construção própria, a Escola recebeu a dominação de Mater Salvatoris.
    Em 1939 as Irmãs deixaram de residir na Canônica e instalou-se numa casa que servia de igreja no morro Alto da Glória. Ali também instalaram a escola.
    Foram abertas as matrículas para a 1ªsérie e, para a alegria das Irmãs, foram matriculadas 72 crianças.
Como as duas professoras eram estrangeiras, não podiam assumir as aulas em seus nomes. Então, assumiu a direção da Escola a professora formada no Curso Normal de II Grau, Dona Tilla Piccoli.
    A Irmã Renata Hevold dava aulas para a 1ª série e fazia todo o trabalho administrativo da direção.
   A professora Dona Tilla Piccoli lecionava para a 2ª série, assinava os papéis escolares e respondia pela Direção perante as autoridades civis. No ano de 1940, a 1ª turma de alunos concluiu o 4º ano primário.
    Em 1942, as Irmãs Salvatorianas adquiriram um terreno e iniciaram a construção do prédio do Colégio Mater Salvatoris, onde está localizado atualmente.
   Em 1959 foi criado o Ginásio particular Mater Salvatoris. Com 38 alunos na 1ª série, assumindo como diretora a Irmã Cecília Contini.
   Em 1961 o curso primário particular passou para a rede estadual com a dominação de Grupo Escolar “ Mater Salvatoris “ – Decreto 21/61. Contava com a matrícula de 154 alunos. A Irmã Goretti Dalla Costa era responsável pela direção do Estabelecimento.
   Em 1963 foi criado o Curso Normal II, ciclo com a denominação “Raimundo Piccoli”, pelo decreto 557/63 e ficou responsável pela direção a Irmã Laurita Gueller.
   Em 1966, através do Decreto 4058/66, o Colégio Normal Raimundo Piccoli passou a denominar-se Colégio Normal Mater Salvatoris.
   Em 1969, através do decreto 7711/69 foi estadualizado o Colégio Normal e Ginásio Secundário Mater Salvatoris.
   Em 1983, o decreto 19190/83 unificou o colégio Mater Salvatoris e a Escola Básica Mater Salvatoris cujo código é 09.08.194.
No ano de 2011 a escola conta com 15 turmas de Ensino Médio, sendo que  quatro turmas são  do curso de Ensino Médio Integrado a Educação Profissional curso de Técnico em Comercial que foi implantado nesta unidade Escolar no ano de 2005, três turmas pertencem a Extensão criada no ano de 2003 localizada na comunidade do Passo da Felicidade.